top of page

Missão

"Criar valor e conhecimento útil para as pessoas e para o mundo, por meio do design e da pesquisa científica; conduzir outras pessoas para aprenderem a fazer o mesmo, por meio do ensino e do coaching".
​
​

​

Biografia

Meu nome é Cláudio Pereira de Sampaio, tenho 45 anos, nasci em Curitiba/PR e moro em Londrina/PR, sou casado com a Andréa e tenho duas filhas, Bruna Maria e Maria Vitória. Nasci em uma família humilde de feirantes, e meu pai era também pedreiro de profissão. Assim, e sendo o irmão mais velho (tenho mais duas irmãs) comecei a trabalhar cedo, ajudando meus pais primeiro em casa e, a partir dos 10 anos, na feira. Assim, ter negócio próprio foi algo presente desde a minha infância, e eu mesmo tive algumas experiências como comerciante, e depois como designer. Além disso, sempre gostei de estudar, aprender, pesquisar, de ler e escrever.

 

Iniciei minha carreira profissional em Design em 1986, aos 14 anos, ainda como estudante do curso Técnico em Desenho Industrial no CEFET-PR, trabalhando como desenhista de perspectivas e projetista de stands. Assim, tive o privilégio de começar fazendo projetos e desenhos de forma analógica, à mão livre e com uso de instrumentos (como aerógrafos, marcadores, canetas nanquim e normógrafos), até o ano de 1994, quando comecei a utilizar o computador e softwares gráficos, como o Autocad, 3D Studio e CorelDraw. Esta transição me permitiu ter uma visão ampliada e crítica da área, pois desde cedo percebi que a tecnologia é apenas um instrumento de trabalho para o designer, e não um fim em si.

​

Em 1998, já com 27 anos, iniciei minha graduação em Design na UFPR, e este foi um momento fundamental na minha carreira, pois foi aí que comecei a compreender o real potencial e abrangência do Design. Meu Trabalho de Conclusão de Curso teve como tema um veículo de uso urbano movido a ar comprimido, e que possibilitava aos usuários cadeirantes dirigí-lo sem ter que sair da cadeira de rodas.

​

Me formei em 2004, e neste mesmo ano iniciei como pesquisador junto ao Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR (NDS), primeiro como bolsista de Iniciação Científica, depois como estagiário e finalmente como bolsista DTI-CNPq. Lá desenvolvi vários projetos, a maioria voltados à questão da inovação a partir dos resíduos sólidos. Em 2006 iniciei meu mestrado em Design também na UFPR junto ao NDS, tendo como tema a sustentabilidade em embalagens da Volkswagen, e em 2008 defendi minha dissertação.

​

Em 2005 comecei também a atuar como professor junto à Universidade Positivo (UP), onde trabalhei até 2010 nos cursos de Design de Produto e Design Gráfico, ministrando diversas disciplinas. Em 2008 desenvolvi um projeto de inserção da sustentabilidade nestes cursos, o qual foi premiado com um 2º lugar em um concurso nacional promovido pelo Guia do Estudante da Editora Abril. Ainda na UP, coordenei em 2009 o primeiro curso de Especialização em Ecodesign do Paraná, com a participação de grandes nomes da área, como Carlo Vezzoli e Christian Ullman.

​

No ano de 2010 passei em um concurso público e me mudei para Londrina, no norte do Paraná, para realizar um sonho: atuar como professor efetivo e pesquisador no Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina (UEL); fui coordenador deste curso no ano de 2012 a 2013, e passei a lecionar também nos cursos de especialização em Gestão Estratégica de Design, Ergonomia e, recentemente, no curso de Design Digital.

 

Entre as principais conquistas na UEL destaco três:

  1. O novo projeto pedagógico do curso de Design Gráfico, iniciado em 2012 e implementado em 2016;

  2. A criação do Escritório de Design (EDn), uma parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UEL, no ano de 2012;

  3. A realização do 3º Simpósio Paranaense de Design Sustentável (SPDS), em 2011, juntamente com a professora Drª Suzana Barreto Martins.

 

Com a profª Suzana, coordeno desde 2010 um projeto de pesquisa em design aplicado à questão dos resíduos têxteis, pelo qual já passaram mais de 30 bolsistas de Iniciação Científica, e cujos resultados incluem pedidos de registro de patente para novos materiais e processos de reciclagem da poliamida têxtil (PA66). Como consequência direta deste projeto, participo também desde 2016 como pesquisador associado do Lens Network on Sustainability, uma rede de aprendizagem em design para a sustentabilidade (DfS) que integra universidades de mais de 15 países de 5 continentes. Nesta rede, colaboro na produção e disseminação de conteúdos didáticos para o ensino do DfS.

​

Em 2012 iniciei o curso de Especialização em Gestão Estratégica de Design, o qual ampliou enormemente meus conhecimentos na área, e influenciou decisivamente no tema que escolhi para desenvolver em meu doutorado: a inovação e a gestão de equipes, aliadas à sustentabilidade. O TCC que elaborei para conclusão desta especialização teve como tema o uso das novas tecnologias (como a impressão 3d e a realidade virtual)  para a educação infantil, e está relacionado a outro projeto de pesquisa em que atuo, coordenado pela profª Drª Rosane Martins.

​

Finalizei a especialização em 2013, e no mesmo ano iniciei o doutorado em Design, junto à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.Ulisboa), e que se encontra agora em fase de finalização neste ano de 2017. Como resultado da tese, desenvolvi uma metodologia para a gestão de P&D em resíduos (Modelo FLOWS) que possibilita sua conversão em novos materiais, produtos e modelos de negócio, e envolve os aspectos de planejamento, equipe, liderança, processo de P&D e produtos finais.

​

Paralelamente a estas atividades, tenho estudado e buscado capacitar-me como coach desde o ano de 2012, e em 2017 iniciei um programa (Programa 4D.you!) que busca ajudar os estudantes de graduação e pós-graduação a planejar e realizar seus projetos de vida e carreira. Este trabalho é desenvolvido em parceria com a psicóloga e grande amiga Lissandra Chanquini, e no momento estamos atendendo nosso primeiro grupo de estudantes.

​

Para o futuro, meus objetivos incluem, entre outros:

  • A transformação da metodologia FLOWS em um aplicativo (app) e um livro, ambos voltados a diretores de inovação, gestores de P&D, pesquisadores, professores, designers e estudantes de design, entre outros públicos interessados no tema.

  • O fortalecimento dos projetos de pesquisa em que participo na UEL, em termos de resultados e também de produção científica;

  • A ampliação do programa de coaching 4D.you!

​

​

​

bottom of page